CMCOCULAR - OFTALMOLOGIA - AVENIDA PAULISTA / BELA VISTA, SP

(11) 3889-7686(11) 94350-4606

O que acontece se algo entrar no meu olho?

O ideal é que qualquer coisa estranha que entre nos olhos seja retirada. Fragmentos de ferro ou cobre, por exemplo, devem sempre ser retirados porque são tóxicos.

Sexta, 30 de setembro de 2022


Naturalmente o próprio olho tenta tirar algum material indevido. Porém, dependendo do que for, como uma fagulha originária de uma solda, é preciso que a remoção seja feita por um profissional para evitar cicatrizes e inflamação na parte superficial da córnea, estrutura nobre da região ocular que não pode ser ferida.

No caso dos insetos, cada um tem a sua particularidade, então as reações são diferentes, mas a irritação na região ocular é um sintoma comum. Uma abelha que ferroa a córnea pode causar um trauma pelo ferrão e toxinas, por isso é essencial uma avaliação de um especialista para definir a necessidade de uma cirurgia ou outro método para evitar danos à visão. Materiais metálicos ou orgânicos precisam de uma abordagem cirúrgica para evitar infecção e inflamação. Lembrando que, quanto antes o procedimento for realizado, melhor é o prognóstico para evitar consequências nocivas.

O risco de ter a córnea afetada representa um perigo para a visão do paciente. Dessa forma, é urgente que o objeto ou animal seja retirado rapidamente por um profissional. E, caso tenha entrado um inseto com uma toxicidade grande, pode-se chegar ao extremo de ter que fazer um transplante de córnea. Em casos raros, objetos pequenos em altíssima velocidade causam perfuração e levam à cegueira, por isso é necessário uma remoção cirúrgica o quanto antes.

O ideal seria fazer uma avaliação médica o mais rapidamente possível, mas dá para iniciar o tratamento em casa lavando os olhos abundantemente, preferencialmente com soro fisiológico. O uso de lágrima artificial também ajuda. Tente virar as pálpebras para procurar o corpo estranho, mas se não encontrá-lo e os sintomas persistirem, o olho deve ser tampado para que um profissional especializado avalie o caso o mais rápido possível.

É importante lembrar que o único colírio recomendável sem consulta com o oftalmologista é a lágrima artificial. Os outros colírios (antibióticos e corticoides), dependendo do caso, trazem riscos como o agravamento de uma infecção. Caso o corpo estranho não cause infecção, a cicatrização do olho afetado acontece em 24 ou 48 horas.

Em um levantamento no pronto-socorro do Hospital Mackenzie, em Curitiba, durante três meses, constatou-se que 100% dos atendimentos referentes a ciscos, insetos ou corpos estranhos nos olhos poderiam ter sido evitados com o uso de equipamentos apropriados de prevenção. Dessa forma, o uso de óculos de proteção no trabalho é fundamental e eles devem estar bem fechados, inclusive nas laterais, com lentes de material resistente, como o policarbonato.

Fonte: VivaBem UOL


voltar