CMCOCULAR - OFTALMOLOGIA - AVENIDA PAULISTA / BELA VISTA, SP

(11) 3889-7686(11) 94350-4606

Frio prolongado requer cuidado com os olhos

Que o inverno tem seu lado agradável poucos duvidam. Mas há quem sofra — e muito — quando a temperatura cai; e isso pode ser sentido nos olhos.

Quarta, 14 de setembro de 2022


No topo da lista dos que sofrem com o tempo frio estão os alérgicos. Isso porque acabam sentindo o efeito cascata nos olhos de doenças respiratórias como gripe, resfriado, asma, rinite, entre outras. Além de colocar cardíacos em maior risco de sofrer um infarto pela maior contração dos vasos, o frio dissemina vírus no ar e aumenta o risco de contrair conjuntivite viral.

Os sintomas são vermelhidão, sensação de areia nos olhos, secreção viscosa, sensibilidade à luz, lacrimejamento e pálpebras inchadas. A recomendação é fazer compressas com gaze embebida em água filtrada fria para aliviar o desconforto logo que sentir algo errado. Para eliminar o problema é melhor consultar seu oftalmologista. Colírio não deve ser usado sem avaliação médica porque causa efeitos colaterais e a conjuntivite mal tratada pode deixar sequelas na sua visão.

O frio também diminui a lubrificação dos olhos e torna o trabalho no computador um sofrimento para a maioria das pessoas. Nossos olhos trabalham muito mais diante das telas, o globo ocular se movimenta menos e diminuímos o número de piscadas de 20 vezes por minuto para seis vezes. Como não se pode parar de trabalhar por isso, recomenda-se desviar os olhos da tela para um ponto distante sempre que lembrar e piscar voluntariamente.

Enquanto o frio persistir, evite lugares fechados e pouco ventilados ou com aglomeração de pessoas. Para melhorar a imunidade a dica é manter uma alimentação saudável com muitas frutas, verduras e alimentos ricos em vitamina C. Diferente da conjuntivite bacteriana, mais comum no verão, a conjuntivite alérgica, não contagiosa, é mais frequente durante o inverno. Em geral, as causas são parecidas com as das doenças respiratórias, provocadas pelo contato com alérgenos, ácaros e poluição. O tratamento é feito com colírio antialérgico ou corticoide em casos mais graves, e é importante lembrar que corticoide não pode ser usado sem acompanhamento médico em hipótese alguma, porque se for interrompido antes da hora provoca efeito rebote.

A baixa umidade do ar e a poluição dos grandes centros urbanos provocam a desidratação dos olhos. Sensação de areia nos olhos, ardência, sensibilidade à luz e lacrimejamento são alguns dos sintomas do olho seco, problema comum no frio. Novamente ressaltamos que o uso excessivo de lágrima artificial com conservante pode deixar seus olhos ainda mais irritados. Com o cuidado adequado é possível tornar os dias frios mais agradáveis.

Fonte: Portal da Oftalmologia


voltar