CMCOCULAR - OFTALMOLOGIA - AVENIDA PAULISTA / BELA VISTA, SP

(11) 3889-7686(11) 94350-4606

Deixar de usar óculos aumenta o grau?

A maioria das pessoas acredita que o aumento do grau dos óculos acontece por não usá-los corretamente; ou que o uso correto de óculos vai fazer com que o grau diminua, mas não é o que acontece.

Sexta, 05 de agosto de 2022


Em um ser humano saudável, a visão é plena até pouco antes da meia idade. Assim, o mecanismo de acomodação é perdido gradativamente com o passar do tempo e o avanço da idade, sendo que os efeitos dessa perda são sentidos por volta dos 40 anos, período em que a visão para perto começa a ficar comprometida. É a chamada presbiopia.

É comum as pessoas pensarem que os efeitos da presbiopia foram causados pelo mau uso da visão ou dos óculos, ou por terem forçado demais os olhos. Mas isso não é verdade. A presbiopia é um processo natural de envelhecimento dos olhos. A necessidade de usar óculos depende do grau, é claro, mas principalmente do tipo de ametropia (hipermetropia, miopia ou astigmatismo), da idade da pessoa e da atividade.

O aconselhável, ou seja, a atitude mais correta, é a consulta com o médico oftalmologista para avaliação profissional da necessidade do uso de óculos, e ainda da intensidade de uso - contínuo ou não. Cuide de sua visão, marque uma consulta! Teremos muito prazer em atendê-los.

Via: VivaBem UOL


voltar