CMCOCULAR - OFTALMOLOGIA - AVENIDA PAULISTA / BELA VISTA, SP

(11) 3889-7686(11) 94350-4606

Julho Turquesa: vamos falar sobre a doença do olho seco?

Estima-se que uma em cada quatro pessoas no mundo apresente sintomas de Olho Seco: sensação de areia nos olhos, vermelhidão, lacrimejamento, coceira, ardência, visão embaçada, desconforto e olhos cansados.

Quinta, 21 de julho de 2022


Apesar de algo comum, muita gente não sabe que a sensação de visão cansada, coceira ou corpo estranho nos olhos têm um nome, um diagnóstico e um tratamento. A Doença do Olho Seco (DOS) pode ser desencadeada pelo estilo de vida ou fatores ambientais, como tempo de tela, clima seco, exposição ao ar-condicionado e direção noturna, trazendo um impacto significativo no dia a dia dos pacientes.

Outros fatores como envelhecimento, menopausa, uso de lentes de contato e uso de determinados medicamentos podem levar ao seu aparecimento. Frequentemente confundida com infecções, inflamações ou alergias oculares, a DOS acontece quando a lágrima perde sua qualidade e quantidade – o que define os três tipos de Olho Seco:

Olho Seco por evaporação: relacionado à disfunção das glândulas lacrimais e ao uso de lentes de contato;

Olho Seco por deficiência de lágrima aquosa: ligado à diminuição da produção lacrimal associada às alterações hormonais e ao uso de medicamentos;

Olho Seco misto: acontece devido a uma mistura dos dois tipos anteriores. Nesse caso, a quantidade de lágrimas produzidas é reduzida e ao mesmo tempo elas são de baixa qualidade.

Em qualquer situação de desconforto nos olhos, o ideal é procurar um oftalmologista. É o especialista que dará o diagnóstico corretamente e fará a indicação do tratamento adequado para cada caso. Lembrando que colírios devem ser utilizados somente sob recomendação médica.

Fonte: ABC do ABC


voltar