CMCOCULAR - OFTALMOLOGIA - AVENIDA PAULISTA / BELA VISTA, SP

(11) 3889-7686(11) 94350-4606

26 de maio - Dia Nacional de Combate ao Glaucoma

A data nos faz lembrar da importância de um acompanhamento oftalmológico adequado como forma de prevenir e tratar essa doença que é considerada a maior causa de cegueira irreversível no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Quinta, 26 de maio de 2022


A OMS estima que, até 2040, mais de 111 milhões de pessoas terão diagnóstico de glaucoma. No Brasil, a doença atinge mais de 900 mil indivíduos, segundo o Ministério da Saúde. Há uma série de fatores de risco que favorecem o aparecimento da doença, como idade avançada, hipertensão arterial, miopia elevada e hereditariedade. Por ser uma doença crônica e que não tem cura, na maioria dos casos pode ser controlada com tratamento adequado e contínuo.

Quanto mais rápido for o diagnóstico, maiores serão as chances de se evitar a perda da visão. Na maioria dos casos, é necessário o uso diário de colírios para controle, mas também há tratamento com aplicação de laser ou procedimento cirúrgico. Para prevenir o glaucoma, além de uma alimentação equilibrada e a prática de atividades físicas, é fundamental consultar seu médico oftalmologista regularmente.

Fonte: Sociedade Brasileira de Glaucoma e G1


voltar