CMCOCULAR - OFTALMOLOGIA - AVENIDA PAULISTA / BELA VISTA, SP

(11) 3889-7686(11) 94350-4606

Olho seco atinge maioria dos pacientes com catarata

Deficiência na lágrima em muitos casos é assintomática, mas agrava o embaçamento da visão, além de afetar a cirurgia de catarata.

Terça, 19 de abril de 2022


A catarata e falta de óculos adequados respondem pela causa de três em cada quatro casos de deficiência visual no Brasil. Em seguida, nesse ranking, temos como a doença mais frequente a Síndrome do Olho Seco, principalmente para quem já passou dos 60 anos.

A cirurgia de catarata é um dos procedimentos que mais agregou novas tecnologias nos últimos anos, e os pacientes têm expectativa de excelente qualidade de visão após a cirurgia. A última geração de lentes intraoculares, as trifocais, oferecem excelente visão a uma distância de 30 e 60 centímetros. Cirurgias feitas com estas lentes eliminam simultaneamente a catarata, miopia, astigmatismo, hipermetropia ou presbiopia em um único procedimento. Mas o resultado depende muito da experiência do cirurgião, das condições de saúde dos olhos e de medidas exatas do globo ocular - a biometria - que determina a personalização e a indicação da lente para cada caso.

Independente do tipo de lente, o tratamento do olho seco antes da cirurgia faz toda diferença. Isso porque, vários estudos mostram que o filme lacrimal instável ou irregular sobre a córnea, que responde por mais de 70% da refração em nosso olho, provoca imprecisão no cálculo da lente intraocular e compromete a correção refrativa da cirurgia. Por isso, todo paciente passa por completa avaliação da lágrima antes da biometria que determina a potência da lente intraocular.

Após o tratamento adequado, indicado pelo oftalmologista, a cirurgia de catarata é rápida, indolor e no mesmo dia o paciente recebe alta. É feita com sedação e anestesia local com colírio. Por uma pequena incisão no canto da córnea a catarata é expirada por um delicado instrumento e a lente é inserida na sequência. Muitos pacientes já acordam da cirurgia encantados com o ganho imediato de visão.

Marque sua consulta e cuide de sua visão. Somos especialistas!

Fonte: Portal da Oftalmologia


voltar