CMCOCULAR - OFTALMOLOGIA - AVENIDA PAULISTA / BELA VISTA, SP

(11) 3889-7686(11) 94350-4606

Riscos e cuidados quando os procedimentos estéticos são nos olhos

Mesmo técnicas mais simples, como botox e preenchimento, devem ser realizadas por médicos especializados

Quarta, 16 de fevereiro de 2022


Que a estética está totalmente relacionada a nossa autoestima e qualidade de vida, todos já sabemos. Mas temos dificuldades em perceber o quanto as questões estéticas atrapalham o nosso dia a dia. Para os brasileiros, essa relação fica clara ao analisar os números de cirurgias plásticas realizadas por ano: são 1,5 milhões de procedimentos, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). A blefaroplastia, procedimento para retirada de excesso de pele das pálpebras, está entre as mais procuradas nos consultórios.

Embora a oferta de procedimentos em clínicas seja grande – o Brasil é o terceiro maior mercado mundial da estética – os médicos têm algumas ressalvas. A principal delas é o risco à saúde, por isso, cirurgias só devem ser realizadas por médicos especializados. Nos olhos, um erro mínimo pode levar a problemas que perduram a vida toda, como a ptose palpebral, que é a queda da pálpebra após a aplicação de toxina botulínica, normalmente por equívoco no local da aplicação, por difusão da toxina nos tecidos próximos ou quando a diluição do produto é incorreta. O botox é seguro, desde que aplicado por um profissional capacitado. Os médicos têm conhecimento sobre as estruturas perioculares dos olhos, onde há muitos vasos e nervos. A aplicação da toxina botulínica não é um procedimento cirúrgico. Por isso mesmo, ficou popular. Segundo a SBCP, o botox é a intervenção mais procurada por brasileiros de todas as faixas etárias, dos 18 aos 65 anos ou mais.

Assim como o botox, o preenchimento também ficou bastante popular no Brasil. Oferecido em clínicas de estética, é utilizado para minimizar rugas de expressão e, na região dos olhos, ajuda a proporcionar um aspecto mais jovial. Apesar da aparente simplicidade, esse tipo de procedimento requer cuidados, inclusive em relação à contaminação.

Somos especializados em cirurgia ocular, incluindo a blefaroplastia. Não arrisque sua saúde por vaidade! Procure um médico oftalmologista para este procedimento.

Fonte: G1


voltar