CMCOCULAR - OFTALMOLOGIA - AVENIDA PAULISTA / BELA VISTA, SP

(11) 3889-7686(11) 94350-4606

Cuidado precoce evita problemas oculares na terceira idade

A visão corresponde a 80% do nosso contato com o mundo. Dela depende a nossa autonomia, inclusive na terceira idade. Por isso a importância em mantê-la em dia.

Quinta, 25 de fevereiro de 2021


As estruturas oculares sofrem alterações com o passar dos anos assim como o corpo todo. Ou seja, os olhos também envelhecem. É por isso que a maioria das pessoas na terceira idade apresenta algum problema de visão, seja dos mais simples aos mais graves. Para que o último estágio não ocorra, especialistas recomendam visita frequente ao oftalmologista, principalmente após os 40 anos, já que é nesta idade que começa a ser sentida a perda de foco e, mesmo quem não teve a necessidade de usar óculos até então, precisa recorrer a ele. É sabido ainda que existem doenças que aumentam sua frequência após os 60 anos como a catarata, a degeneração macular relacionada à idade e o glaucoma.

Além do passar dos anos, alguns fatores externos podem acelerar a perda de visão. Fumar, não se proteger dos raios de sol e fatores hereditários são determinantes para a saúde dos olhos. Alguns medicamentos também podem acelerar a degeneração da visão, por isso o uso tem de ser sempre por recomendação médica. É preciso, portanto, ficar alerta aos primeiros sinais de perda de visão, para que o tratamento seja eficiente.

Ter uma alimentação saudável, que ajuda a controlar principalmente o diabetes, e fazer visitas periódicas ao oftalmologista, além de exames anuais são medidas necessárias para evitar diagnósticos irreversíveis.

Cuide bem de sua visão. Marque uma consulta!

Fonte: VivaBem


voltar