CMCOCULAR - OFTALMOLOGIA - AVENIDA PAULISTA / BELA VISTA, SP

(11) 3889-7686(11) 94350-4606

Como óculos de sol protegem nossos olhos da radiação UV?

Mais do que um item de estilo, usar um par de óculos de sol traz conforto à visão, especialmente para quem tem maior sensibilidade à luz. O acessório também evita que nossos olhos sejam expostos a um espectro da radiação solar que pode causar problemas para a nossa saúde: os raios UV-A e UV-B.

Quinta, 14 de janeiro de 2021


As lentes dos óculos de sol são um conjunto de camadas de polímeros, filme e compostos químicos com funções bem definidas, como proteger o olho contra a claridade excessiva, melhorar a qualidade da visão e reforçar a lente. Na parte mais externa temos uma camada de material espelhado, que é bem fina (dependendo dos óculos e do efeito estético desejado, a intensidade da reflexão pode variar). Em seguida, há outra camada feita de material anti-risco, que serve justamente para proteger a lente de possíveis descuidos do usuário.

As lentes podem ter ou não ter grau — algo definido na hora de sua moldagem, que geralmente ocorre ao polir um bloco do material usado para a composição da lente. É aqui que entra a proteção UV, obtida por meio do uso de alguns compostos orgânicos ou metálicos que absorvem ou refletem a luz com determinadas frequências. Esses aditivos bloqueiam, absorvendo ou refletindo, parte da luz de baixa frequência que vem, por exemplo, dos raios ultravioleta. Por fim, temos uma última camada, anti-reflexiva, que fica próxima aos olhos e serve para que não enxerguemos, por exemplo, o reflexo de nossa sobrancelha ou olhos, o que atrapalharia a visão.

Por que os raios UV-A e UV-B fazem mal aos olhos?

Quando estamos sem óculos de sol, a pupila dos nossos olhos se dilatam ou se contraem de acordo com o nível de luz. Isso, por si só, já funciona como um sistema de proteção. O problema é que, se usamos óculos de sol, os olhos entendem que estamos em um ambiente escuro e as pupilas ficam mais dilatadas e mais luz entra nos nossos olhos. Nessa situação, caso os óculos não tenham proteção contra raios UV-A e UV-B, ficamos mais expostos a esses tipos de radiação, que podem causar danos visuais como catarata, lesão de córnea e degeneração na retina.

Existem óculos de sol sem proteção contra raios ultravioleta?

Infelizmente, sim. Esse tipo de situação é vista, geralmente, em modelos falsificados ou de marcas desconhecidas. Aqui, não tem jeito: a recomendação é investir um pouco mais e comprar óculos de marcas reconhecidas e, principalmente, fugir de produtos piratas.

Óculos de sol de qualidade bloqueiam totalmente os raios UV-A e UV-B?

De certa forma, sim. A porcentagem pode variar, mas geralmente fica acima de 99% de bloqueio, o que significa que seus olhos estão protegidos.

Fonte: Tilt UOL


voltar