CMCOCULAR - OFTALMOLOGIA - AVENIDA PAULISTA / BELA VISTA, SP

(11) 3889-7686(11) 94350-4606

Hábitos de prevenção e a saúde dos olhos

Segundo a Organização Mundial da Saúde, há pelo menos 2,2 bilhões de casos de cegueira e demais deficiências visuais no mundo, sendo que 1 bilhão destes casos ocorreram pela falta de acesso a médicos oftalmologistas e cuidados com a saúde ocular.

Quarta, 20 de outubro de 2021


Os dados da OMS chamam a atenção para o fato de que embora a visão seja um dos principais sentidos do ser humano, os cuidados com a saúde ocular deixam a desejar - seja pela falta de acesso a informação sobre a necessidade de acompanhamento regular com o médico oftalmologista, ou pela deficiência da integração dos serviços oftalmológicos nos sistemas de saúde, e na qualidade dos serviços de prevenção e tratamentos¹.

De acordo com Atlas da Visão de 2021, até o ano de 2050, mais da metade da população global precisará de acesso regular e contínuo a serviços oftalmológicos para manterem a sua saúde ocular.

Como cuidar da saúde dos olhos

O primeiro e mais importante passo é consultar um médico oftalmologista periodicamente para a realização de exames que vão além da verificação de grau, como alterações da pressão ocular, formação de edemas, condições do cristalino, função dos ductos lacrimais, entre outros. Por meio dos exames de rotina ele consegue avaliar se há alguma alteração e a necessidade de realização de exames complementares.

O segundo passo é seguir à risca as orientações do profissional em relação ao tratamento e a prevenção de doenças, que são mais facilmente controladas quando identificadas e tratadas precocemente. Cada medicação prescrita pelo médico tem uma razão de ser, por isso respeitar os horários e doses certas é importante para obter os resultados propostos.

Algumas atitudes simples em nossa rotina também podem fazer a diferença para a prevenção de doenças oculares:

  • Não coçar os olhos, pois o hábito pode levar ao desenvolvimento de uma deformação da córnea;
  • Fazer uma higienização correta dos olhos;
  • Usar óculos com proteção contra raios solares, que ajudam especialmente na prevenção da degeneração macular; Estar atento a ações que possam causar trauma aos olhos, considerando o uso de EPIs em atividades profissionais de risco;
  • Praticar atividade física regularmente;
  • Manter uma alimentação saudável, rica em antioxidantes;
  • Evitar o tabagismo.

Consulte seu oftalmologista regularmente. Cuide bem de sua visão!
Marque seu horário, somos especialistas.

Fonte: Viva Bem


voltar