CMCOCULAR - OFTALMOLOGIA - AVENIDA PAULISTA / BELA VISTA, SP

(11) 3889-7686(11) 94350-4606

Infecção nos olhos pode esconder quadro de Covid-19

Oftalmologista do Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) explica que há casos em que a Covid-19 se manifesta com sintomas exclusivamente oculares.

Quarta, 14 de outubro de 2020


De acordo com o estudo feito pela Academia Americana de Oftalmologia, uma média de 1% a 3% de pacientes infectados pela doença tiveram conjuntivite como um dos primeiros sintomas. Além disso, os dados também indicam que existe a possibilidade do vírus se apresentar unicamente pelas vias oculares.

O médico oftalmologista Gabriel Zatti, diretor clínico do Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) e do Hospital Oftalmológico de Sorocaba (HOS), reforça que é importante estar atento aos mínimos sinais, porque os olhos e, principalmente, as lágrimas, são vetores de contaminação do novo coronavírus. Os cuidados com a saúde dos olhos devem ser redobrados durante a pandemia.

"Se a pessoa com conjuntivite está com alguma secreção ocular, precisa ser tratada com cuidado, principalmente nesta época de pandemia, quando não podemos excluir a possibilidade de estar com a Covid-19", explica. A higienização é recomendada em qualquer caso de conjuntivite, devendo-se lavar bem e com frequência as mãos, além de evitar tocar os olhos em caso de lacrimejamento e coceira.

"O que acontece é que a maioria das pessoas, na sua ingenuidade, acha que pode permanecer perto da família, trabalhar ou fazer compras, enfim, se relacionar normalmente com as outras pessoas, sem imaginar que possa também estar com o vírus. O alerta, então, é esse: se surgir qualquer sintoma ocular, especialmente nesta época de pandemia, é bom não descartar essa possibilidade de diagnóstico", adverte o especialista.

Se houver sintomas respiratórios associados à doença ocular, é importante realizar o teste para Covid-19. Fica o alerta.

Fonte: G1


voltar