CMCOCULAR - OFTALMOLOGIA - AVENIDA PAULISTA / BELA VISTA, SP

(11) 3889-7686(11) 94350-4606

Doenças Oculares na Adolescência

Uma fase de mudanças e descobertas, a adolescência também é um período em que incômodos oculares podem aparecer e se desenvolver.

Terça, 06 de outubro de 2020


Nosso sistema visual alcança a maturidade entre os 10 e 20 anos de idade. Nessa idade, costumam aparecer a miopia e o ceratocone. Por isso, é necessário ter mais atenção a aspectos que podem indicar algum problema relacionado à visão, como baixo rendimento na escola, queixas de dores de cabeça, vista cansada, visão embaçada e outros sintomas. Outra orientação é evitar longas exposições à luz azul, seja do computador, celular ou de outros aparelhos eletrônicos. Especialmente agora, em que vivemos o isolamento social e os adolescentes estão tendo aulas online, algumas medidas são indispensáveis para preservar a saúde dos olhos.

Uma medida importante é evitar passar muitas horas assistindo aulas ou fazendo tarefas. O tempo de estudo tem que ser diluído ao longo do dia. A cada 30 minutos, o adolescente deve fazer uma pequena pausa, se movimentar e olhar para o infinito. Na adolescência, o tempo recomendado de uso de eletrônicos por dia deve ser de no máximo 4 horas.

Excesso

A luz emitida por aparelhos eletrônicos causa fadiga ocular e contribui para o ressecamento dos olhos. A exposição excessiva pode desencadear queixas como ardor, lacrimejamento, coceira e mesmo sensação de corpo estranho nos olhos. Nesse caso, deve-se consultar o oftalmologista para investigar as causas e receber o tratamento.

Outra orientação é sobre a distância de uso dos dispositivos e o tamanho da tela. O ideal é ficar distante do eletrônico, de 50 centímetros a um metro. Além disso, os adolescentes devem assistir as aulas na maior tela possível, pois quanto menor o aparelho, mais danos pode causar à visão. Para quem já usa óculos de grau, ela indica priorizar os que tiverem lentes antirreflexo, já que além de protegerem os olhos da luz azul, eles proporcionam mais conforto visual e, portanto, contribuem com uma maior produtividade nos estudos.

Higiene

Neste período de convívio com o coronavírus, a principal orientação para os adolescentes é reforçar a higiene, como forma de evitar o contágio. Mesmo em casa, deve-se lavar sempre as mãos e evitar coçar os olhos. Outro cuidado é com a limpeza dos óculos de grau ou de sol. Apesar de servirem como barreira para o vírus não atingir a mucosa do olho, se não forem sempre higienizados, podem contribuir para a contaminação. Antes de pôr ou tirar os óculos, é indispensável lavar as mãos e os óculos, com água e sabão neutro, e secá-los preferencialmente com papel toalha macio.

A sugestão é que os pais aproveitem esse período de convívio intenso para observar se seu filho(a) tem algum sintoma relacionado à visão. Se perceberem que o adolescente se aproxima demais das telas, coça os olhos, lacrimeja, fecha um pouco mais os olhos para enxergar melhor, ou, no fim do dia, está sonolento, se queixa de tontura ou dor de cabeça, deve-se marcar o quanto antes a consulta com um oftalmologista. Na adolescência, as idas ao oftalmopediatra devem ser anuais para quem não tem sintomas, mas quem usa óculos ou tem algum problema na visão, deve consultar o oftalmologista semestralmente.

Fonte: Portal da Oftalmologia


voltar