CMCOCULAR - OFTALMOLOGIA - AVENIDA PAULISTA / BELA VISTA, SP

(11) 3889-7686(11) 94350-4606

Máscara e óculos: Como não embaçar as lentes?

Além da higiene constante das mãos (com água e sabão ou álcool em gel), a máscara — cirúrgica ou caseira — é uma grande aliada para evitar a disseminação do vírus. Se você já providenciou a sua e usa óculos, deve estar pedindo socorro: como evitar névoa nas lentes?

Terça, 30 de junho de 2020


Eis que o novo coronavírus (Sars-COV-2) chegou, se instalou, causou uma pandemia e agora a orientação é sair de casa protegido. Além da higiene constante das mãos (com água e sabão ou álcool em gel), a máscara — cirúrgica ou caseira — é uma grande aliada para evitar a disseminação do vírus, já que há muita gente assintomática que pode estar espalhando a doença sem nem saber. Se você já providenciou a sua e está tomando os devidos cuidados, parabéns. E se você está no grupo dos cuidadosos e usa óculos, deve estar pedindo socorro.

As pessoas que usam óculos já sabem que eles embaçam quando você sai de um lugar quente ou quando você abre o forno, por exemplo. Quando usamos uma máscara, o hálito quente pode escapar pelas bordas superiores. Quando o ar quente encontra as lentes mais frias, ele cria condensação na superfície e o aspecto embaçado.

Então, como faço para evitar névoa nas lentes?

1. Molde a sua máscara: se você está usando um modelo de máscara cirúrgica daquelas descartáveis, ajuste a tira de metal dobrável no nariz. "Ajuste corretamente o clip nasal, que já vem na própria máscara, a fim de evitar que suba a umidade do nariz e da boca e embace o óculos e mantenha os óculos sempre bem limpos", alerta Igor Marinho, infectologista do HC-FMUSP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) e coordenador médico do hospital AACD.

2. Aperte a máscara: ajuste os elásticos ou laços para amarrá-la para que ela fique bem colada ao seu rosto e evite que o vapor suba.

3. "Cole" sua máscara: outra opção é usar fita do tipo esparadrapo ou micropore para colar a parte superior da máscara no nariz.

4. Puxe sua máscara: uma dica bem fácil para o uso diário de máscaras é usar o peso dos seus óculos para bloquear o ar. Puxe a máscara para cima do nariz o mais alto que puder (verifique se ainda está embaixo do queixo) e deixe seus óculos descansarem em cima da máscara. Aí vai depender, claro, do formato dos seus óculos.

Como último recurso, você pode tentar empurrar os óculos para a frente no nariz para permitir que mais ar circule e pare o embaçamento. A desvantagem é que isso pode distorcer sua visão.

Previna-se e não circule fora de casa sem máscara. É uma medida simples e eficaz contra a contaminação pelo novo coronavírus.

Fonte: VivaBem


voltar