CMCOCULAR - OFTALMOLOGIA - AVENIDA PAULISTA / BELA VISTA, SP

(11) 3889-7686(11) 94350-4606

​O que é fotofobia? Causas e Sintomas.

Fotofobia é um desconforto específico dos olhos causado pelo excesso de claridade incidindo sobre eles.

Quarta, 06 de maio de 2020


Fotofobia é um desconforto específico dos olhos causado pelo excesso de claridade incidindo sobre eles. Na verdade, esse excesso de claridade é relativo e muitas vezes acontece mesmo num nível de iluminação considerado normal pela maioria das pessoas, devido a uma hipersensibilidade das células sensoriais da retina à luz.

Quais são as causas?

A fotofobia pode ocorrer em qualquer idade. Em muitos casos ela não está relacionada a nenhuma doença e pode ocorrer em situações fisiológicas como exposição à luz muito intensa, permanência por tempo prolongado em ambiente escurecido, manutenção dos olhos fechados por muito tempo, etc. No entanto, muitas doenças podem causar fotofobia grave e ocasionar dor intensa nos olhos, mesmo com claridade relativamente baixa como, por exemplo, irite e uveíte agudas, úlcera na córnea, infecções nos olhos, meningite e enxaqueca, além do astigmatismo, que é o problema ocular que mais provoca o distúrbio.

As condições não patológicas que mais comumente causam fotofobia são:

Ardência nos olhos.

Abrasão na córnea.

Uso de algumas drogas.

Uso excessivo de lentes de contato.

Dilatação das pupilas para exame.

Também as pessoas claras, loiras e albinas com menor pigmentação pela melanina nas células da retina têm disposição para serem mais sensíveis à claridade.

Como o médico diagnostica a fotofobia?

O diagnóstico da fotofobia é feito pelo relato do paciente. O papel do médico é essencial na determinação da causa do distúrbio, para isso ele pode lançar mão de exames específicos em cada situação.

Como o médico trata a fotofobia?

O médico deve tratar ou recomendar o tratamento da enfermidade causal e aconselhará medidas para aliviar o incômodo do paciente enquanto dure a fotofobia, tais como:

Evitar a luz do sol.

Manter os olhos fechados, o maior tempo possível.

Usar óculos escuros.

Escurecer o ambiente em que o paciente esteja.

Nos casos em que a fotofobia não esteja ligada a uma doença específica, não há tratamento e apenas as medidas protetoras devem ser aconselhadas.

Quais são os principais sinais e sintomas?

A fotofobia pode ocorrer em cada pessoa em diferentes graus de intensidade. De qualquer forma, ocasiona um peculiar desconforto aos olhos, com tendência a fechá-los e a piscar em excesso. Ao mesmo tempo ocorre vermelhidão e lacrimejamento dos olhos.

Como evolui a fotofobia?

A fotofobia tende a desaparecer quando a doença que a causou é curada.

Nas fotofobias não consequentes a enfermidades ou enquanto essas não sejam curadas, o primeiro passo é proteger os olhos com óculos escuros. Se o desconforto não é patológico, deve-se ir trocando as lentes por outras cada vez mais claras para ir-se acostumando à luz.

Todas as pessoas devem usar rotineiramente óculos com lentes escuras com proteção contra raios ultravioleta, pois mesmo em olhos saudáveis a radiação solar pode ser perigosa. Os raios ultravioleta são os mais prejudiciais à visão.

Fonte: abc.med.br


voltar