CMCOCULAR - OFTALMOLOGIA - AVENIDA PAULISTA / BELA VISTA, SP

(11) 3889-7686(11) 94350-4606

Coçar os olhos em excesso pode causar danos à visão

O simples hábito de coçar os olhos com frequência pode ser prejudicial para a visão, porque agrava um distúrbio chamado de ceratocone, responsável pela deformação da córnea.

Quinta, 05 de março de 2020


O ceratocone é uma doença em que a córnea (uma espécie de vidro de relógio na frente do globo ocular, mas de consistência gelatinosa) é mais maleável do que o normal. A córnea deformada pelo ceratocone gera astigmatismo, cujo sintoma é a visão turva, fazendo com que o indivíduo tenha dificuldades para enxergar com nitidez até mesmo com óculos, em alguns casos - esta deformação da córnea pode levar inclusive à necessidade de um transplante.

O Brasil não tem dados oficiais sobre a incidência de ceratocone na população, no entanto, o hábito de coçar os olhos em quem não sabe que tem ceratocone, especialmente crianças e adolescentes, pode agravar a doença. Segundo oftalmologistas, a atenção é maior em pessoas que sofram constantemente com alergias nos olhos.

"Se a coceira é permanente, tem que investigar a causa, que provavelmente é alergia; secura e alergia caminham juntas", observa o oftalmologista Rubens Belfort Neto, da Unifesp. Quando identificado cedo, a progressão do ceratocone pode ser contida por um procedimento cirúrgico em consultório, chamado de crosslink.

O mais importante, segundo o médico Belfort Neto, é procurar atendimento especializado em caso de dúvida. "Se quando comparar a visão de um olho com outro, perceber que não enxerga bem, precisa ir ao oftalmologista", recomenda.

Fonte: R7


voltar