CMCOCULAR - OFTALMOLOGIA - AVENIDA PAULISTA / BELA VISTA, SP

(11) 3889-7686(11) 94350-4606

Visita anual ao oftalmologista ajuda a diagnosticar câncer raro nos olhos

Na hora de fazer o check-up para verificar se está tudo em dia, grande parte das pessoas se esquece de cuidar dos olhos.

Quinta, 27 de fevereiro de 2020


Um enorme número de pessoas acredita que o único problema mais sério que atinge os olhos é a falta da visão. Você sabia que esse pensamento pode te prejudicar?

Visitas frequentes ao oftalmologista —o indicado é que se vá uma vez ao ano— e a realização de exames rotineiros, que não demoram nem 15 minutos e são feitos no próprio consultório, podem ajudar a prevenir um tipo raro de câncer: o que atinge os olhos. O melanoma ocular atinge as células produtoras de melanina (pigmento responsável pela coloração da pele e também dos olhos) e é o câncer mais comum dessa parte do organismo que atinge pessoas adultas.

De origem hereditária, na grande maioria das vezes ele se manifesta de forma silenciosa e quando os primeiros sinais de incômodo aparecem o tumor já está em estágio avançado. Os sinais e sintomas do melanoma ocular podem incluir:

  • Problemas de visão
  • Manchas (pontos ou flashes de luz) no campo de visão
  • Perda de parte do campo visual
  • Crescimento de um ponto escuro na íris
  • Alteração no tamanho ou forma da pupila
  • Alteração na posição do globo ocular dentro de sua órbita
  • Abaulamento dos olhos
  • Alteração na forma como o olho se move dentro da órbita.

Quando não diagnosticado precocemente, o melanoma ocular pode evoluir com gravidade, causando metástase e se espalhando para outros órgãos do corpo, atingindo principalmente o fígado. O tratamento do tumor se dá como na maioria dos demais cânceres, através de radioterapia, quimioterapia e, em casos mais graves, a retirada do globo ocular.

Quando descoberto no início, há grandes chances de o paciente se curar e a visão ser preservada. Fatores ambientais, como a exposição prolongada ao sol sem proteção [uso de óculos solares], não têm ligação com a doença e a maneira mais eficaz de preveni-lo é ir regularmente ao oftalmologista.

Fonte: VivaBem


voltar