CMCOCULAR - OFTALMOLOGIA - AVENIDA PAULISTA / BELA VISTA, SP

(11) 3889-7686(11) 94350-4606

Por que é necessário dilatar a pupila no exame oftalmológico?

Porque, com as pupilas dilatadas, o médico oftalmologista consegue fazer um exame mais completo do fundo dos olhos e, assim, diagnosticar doenças que podem afetar a visão.

Terça, 21 de janeiro de 2020


Além de facilitar o exame de fundo dos olhos, com as pupilas “paralisadas” o exame para verificar o grau dos óculos (exame de refração), em crianças, fica muito mais preciso. A pupila (ou "menina dos olhos") é a parte do olho, como um orifício de diâmetro regulável, que está situada entre a córnea e o cristalino, e no centro da íris, responsável pela passagem da luz do meio exterior até os órgãos sensoriais da retina.

Os colírios utilizados para dilatar as pupilas contém substâncias que fazem aumentar seu diâmetro, aumentando a passagem de luz. Por esta razão, as principais manifestações da dilatação da pupila são fotofobia (sensibilidade à luz) e dificuldade de visão (principalmente para perto), mas esses dois sintomas desaparecem gradualmente, conforme diminui o efeito do colírio utilizado no exame. Usar óculos escuros após o exame oftalmológico ajuda a diminuir o desconforto.

O efeito da dilatação pode durar de 3 a 24 horas, dependendo do tipo de colírio utilizado, e da suscetibilidade de cada indivíduo.

Fonte: CEO


voltar