CMCOCULAR - OFTALMOLOGIA - AVENIDA PAULISTA / BELA VISTA, SP

(11) 3889-7686(11) 94350-4606

Glaucoma: a cirurgia ocular é recomendada?

Quem sofre de glaucoma deve ter acompanhamento e fazer tratamentos contínuos, a fim de manter a pressão intraocular controlada.

Sábado, 04 de janeiro de 2020


O avanço de técnicas cirúrgicas permite que atualmente os pacientes tenham acesso a cirurgias para diferentes problemas oculares. Nem todo problema, entretanto, poderá ser corrigido ou tem indicação para uma cirurgia — e justamente por isso é importante conhecer as recomendações para cada caso.

Além disso, há de se considerar que algumas doenças não possuem cura, com a cirurgia ocular servindo apenas como uma maneira de conter ou amenizar a complicação de certos quadros.

Quem sofre de glaucoma deve ter acompanhamento e fazer tratamentos contínuos, a fim de manter a pressão intraocular controlada. Pode-se tratar essa doença com o uso apropriado de colírios e comprimidos, mas em alguns casos pode ser necessária a intervenção cirúrgica. Vale dizer que o melhor tratamento aqui é mesmo a prevenção — quanto mais cedo a doença for diagnosticada, menor será a perda visual.

O glaucoma é uma patologia caracterizada pelo aumento da pressão intraocular. Tal ampliação pode trazer maior compressão dos vasos sanguíneos que nutrem as estruturas visuais mais sensíveis do fundo do olho. A longo prazo, se não tratado, o glaucoma leva à destruição das células nervosas da retina e do nervo óptico. Esse quadro implica na perda progressiva da visão e ao estreitamento do campo visual da pessoa, podendo-se chegar à cegueira.

O objetivo da cirurgia é proteger a visão e a saúde do paciente, além de aumentar sua qualidade de vida. O oftalmologista é o único que pode orientar qual é a patologia e qual é o procedimento correto de tratamento.

Fonte: Grupo Hosp


voltar