CMCOCULAR - OFTALMOLOGIA - AVENIDA PAULISTA / BELA VISTA, SP

(11) 3889-7686(11) 94350-4606

5 cuidados necessários após uma cirurgia de catarata

O acompanhamento pós-operatório e as consultas agendadas devem ser seguidos à risca. Caso o paciente sinta dor, apresente olho vermelho ou qualquer outro desconforto após a cirurgia, o médico deve ser comunicado imediatamente.

Quinta, 05 de dezembro de 2019


A cirurgia de Catarata é um dos procedimentos mais seguros e eficazes da atualidade. Consiste na retirada do cristalino (lente natural do olho), para implante de uma lente intraocular. O pós-operatório é tranquilo e o paciente enxergará perfeitamente depois de alguns dias. Entretanto, seguir as instruções do médico e tomar alguns cuidados são essenciais para que a visão fique perfeita. Veja alguns cuidados necessários:

Não coçar ou esfregar os olhos

Não coçar ou esfregar com forças os olhos são atitudes que os pacientes precisam se monitorar para não fazer. É uma tarefa difícil, mas é preciso autocontrole.

Não praticar exercícios físicos

Apesar da cirurgia não demandar internação ou repouso absoluto, uma recomendação importante é evitar atividades físicas, carregar objetos pesados e praticar esportes. Essas atividades podem ser configuradas como de impacto e devem ser evitadas até que o médico libere o paciente.

Utilizar os medicamentos indicados

Geralmente, os colírios e as pomadas receitados pelo oftalmologista agem como antibióticos e anti-inflamatórios. Os medicamentos precisam de aplicação nos olhos com um intervalo a cada algumas horas. Siga sempre a orientação médica.

Cuidado com a posição ao dormir

Não é recomendável dormir sobre o olho operado nos primeiros dias depois do procedimento. Existem protetores que podem ajudar nessa tarefa e evita também que o olho seja coçado ao longo da noite.

Evite a piscina

Outro cuidado necessário após a cirurgia de catarata é não entrar em piscinas. Por alguns dias também não é bom entrar no mar ou ter contato direto com areia. O olho operado precisa de estar sempre bem protegido após a realização da cirurgia.

Importante lembrar também que o paciente operado deve consultar o oftalmologista em caso de incômodo, dor ou qualquer sintoma não previsto pelo médico. O tratamento correto após o procedimento cirúrgico é essencial para o sucesso da cirurgia.

Fonte: Hospital de Olhos


TAGS desta postagem

voltar